# O Data Pump
O Data Pump (opens new window) foi introduzido pela Oracle na versão 10g. É uma alternativa excelente às ferramentas tradicionais usadas para importação e exportação de dados/objetos entre bancos, o IMP e EXP. Com diversas funcionalidades e possibilidades, as ferramentas do Data Pump tornam o trabalha mais produtivo.
São dois utilitários, expdp e o impdp , responsáveis pela realização das tarefas de exportação e importação dos dados
A lista abaixo é apresentada no site Burleson (opens new window) e descreve as principais diferenças entre as ferramentas Data Pump e as originais EXP e IMP:
Os utilitários do Data Pump fazem tunning em seus próprios jobs e dispõem de parâmetros de configuração adicionais que permitem ajustar melhor as tarefas de exportação e importação;
Ao importar os dados para a tabela existente com o Data Pump, por exemplo, o job é finalizado se qualquer linha violar uma restrição ativa. A ferramenta de exportação original, o EXP, registra a linha violada e continua carregando o restante dos dados.
O impdp compacta automaticamente os dados, se a tabela principal estiver compactada. A ferramenta de importação original não compacta os dados na importação.
As ferramentas do Data Pump permitem que sejam utilizadas execuções em paralelo.
As ferramentas do Data Pump acessam arquivos nos diretórios do servidor Oracle, melhorando assim o desempenho do trabalho.
O Data Pump suporta a conversão de conjuntos de caracteres.
Usando o modo interativo no Data Pump, você pode parar, iniciar e matar o trabalho e mesmo alterar parâmetros enquanto o trabalho está em execução.
Os trabalhos do Data Pump podem ser reiniciados sem perda de dados.
Usando o Data Pump, você pode estimar o tempo de trabalho sem carregar ou descarregar os dados.
Os novos parâmetros de remapeamento que foram adicionados à importação do Data Pump o tornam mais poderoso se comparado à importação original (IMP).